Contabilidade quer mostrar sua importância

Entidades ligadas à área contábil se unem em uma força-tarefa em busca da valorização da profissão. A campanha 2013: Ano da Contabilidade no Brasil vai atingir diretamente aos mais de 480 mil profissionais da contabilidade que atuam no País.

Gilvânia Banker

Objetivo é valorizar a atividade e o profissional contábil no Brasil.
Objetivo é valorizar a atividade e o profissional contábil no Brasil.

No Brasil, costuma-se dizer que o ano praticamente começa depois do Carnaval. E contabilizar os gastos com as folias, as férias, apurar os resultados e verificar o saldo do que entrou e saiu, e ainda planejar o que é possível investir, faz parte da contabilidade doméstica de cada pessoa. Em uma empresa, isso é ainda mais amplo, e ter o conhecimento de tudo o que acontece nas finanças da instituição e saber exatamente quais são os passos que ela deve tomar é tentar “prevenir do que remediar”. Na tentativa de desmitificar e valorizar a ciência que cuida da saúde financeira das pessoas e das instituições, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) entrou o ano com o tema 2013: Ano da Contabilidade, tema da campanha que busca valorizar a atividade e o profissional.

Eleito o tema da instituição, que conta com 27 conselhos regionais e o apoio de mais dezenas de sindicatos espalhados pelo País e centenas de instituições de ensino, o CFC irá focar nesse assunto durante o ano todo. “A contabilidade vem ocupando mais espaço e mostrando que é vital para todas as organizações, inclusive para as pequenas e médias empresas”, afirma o presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro. Desde que o Brasil adotou por completo as Normas Internacionais de Contabilidade, a carreira se destacou no cenário mundial. Segundo ele, é a quinta profissão mais demandada no mundo, e isso a coloca em um momento muito especial.

Apesar disso, Carneiro diz que ainda falta o reconhecimento da sociedade de enxergar a área contábil como uma ciência mais ampla e que tem mais a oferecer do que apenas calcular tributos e registrar débito e crédito. “Queremos fazer um realinhamento da imagem e da marca”, anuncia o presidente. O objetivo, segundo ele, é mostrar o que está acontecendo em termos de trabalho e serviços prestados em uma campanha de conscientização.

As ações de mídia começam a ser executadas a partir de março. A entidade já está presente nas redes sociais e criou, no Facebook, a página: 2013 – Ano da Contabilidade no Brasil, que já obteve mais de 100 mil acessos. Segundo dados do CFC, existem no País, atualmente, 485.883 profissionais da contabilidade e 81 mil organizações contábeis. No Rio Grande do Sul, atuam na área 37.099 profissionais, entre contadores e técnicos em contabilidade, e 9.271 organizações contábeis.

Fonte: Jornal do Comércio RS – JC Contabilidade 20.02.2012

Via: http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=116759