DF: Cidadão mais próximo do Fisco local
Os contribuintes do Distrito Federal contam com mais um canal de comunicação direta com a Secretaria de Fazenda (SEF/DF), o Atendimento Virtual Assistido, nova ferramenta que busca agilizar e desburocratizar a prestação de serviços, tornando os processos mais simples para pessoas físicas e jurídicas.
Trata-se de um sistema híbrido que abriga funcionalidades de outros sistemas da SEF como Fale Conosco, Ouvidoria, Agência Net, dentre outros. Assim que a demanda é aberta, o interessado recebe o prazo em que a solicitação será atendida e um protocolo para consultar o andamento do processo pelo site www.fazenda.df.gov.br.
“A partir de agora, as interações serão automaticamente recebidas pelo setor responsável, o que irá garantir mais rapidez e segurança para os contribuintes nos processos“, afirma Paulo César Santiago Menezes, supervisor da agência de Atendimento Remoto (Agrem).
Apenas no ano passado foram registrados quase 543 mil atendimentos, número 11,17% maior do que em 2011, que contabilizou mais de 488 mil.
Acesso Fácil, 24h
Antes de procurar uma das agências da Receita, o contribuinte deverá acessar o portal do órgão, clicar na aba atendimento no lado esquerdo, em seguida “Virtual”, e optar por Pessoa Física ou Jurídica. Depois, apenas preencher corretamente os campos solicitados e guardar o número do protocolo.
O contribuinte deverá ter em mãos o número do CPF ou CNPJ para realizar a operação. Mesmo com a ferramenta, o telefone 156 funcionará normalmente de 7h às 19h, de segunda a sexta-feira. A Ouvidoria passa a atender pelo 162, no mesmo horário.
Método antigo
Anteriormente, para se conseguir alguma informação ou tirar dúvidas sobre IPTU, IPVA, Nota Legal, e outros serviços era necessário enviar e-mail para agrem@fazenda.df.gov.br, que a partir de hoje (05/08) não funcionará mais.
De acordo com Menezes, o método anterior era pouco eficaz já que existia a possibilidade do e-mail não chegar até a Agrem. “A SEF e os contribuintes não tinham garantia que o e-mail tinha realmente chegado ao destino. Só sabíamos que a resposta não tinha chegado quando o interessado entrava em contato”, afirma Menezes.
Pacote de mudanças
Desde o início de 2013, a Fazenda tem realizado investimentos em melhorias no atendimento aos cidadãos, dentre elas:
- A reforma dos Postos Fiscais e das agências de atendimento (a exemplo do Posto de Fiscalização Tributária da BR-060;
- A disponibilização de mais de 80% dos serviços no portal da Fazenda (www.fazenda.df.gov.br);
- A formação de parceria com o Banco Regional de Brasília para a realização de alguns serviços nas lojas de Conveniência do BRB;
- A consulta on-line, em tempo real, sobre o tempo médio de espera em todas as agências da Receita;
- O acesso às informações atualizadas da pasta e o esclarecimentos de dúvidas pelas redes sociais Twitter e Facebook (@Fazenda_DF e Facebook.com/fazendadf)
Fonte: SEFAZ-DF