Confira as respostas para as perguntas não respondidas no 3° Fórum SPED Porto Alegre

A Receita Federal do Brasil, através da gestão do Programa SPED, esclarece as dúvidas sobre a Escrituração Contábil Fiscal – ECF que não puderam ser proferidas durante o 3° Fórum SPED Porto Alegre, evento que ocorreu no dia 15 de abril de 2015.

* SCP desobrigadas do Cadastro no CNPJ terão que entregar ECF?

Sim, terão que entregar a ECF. Os registros 0000 e 0035 aceitam códigos para as SCP no lugar do CNPJ também, desde que os códigos tenham 14 dígitos.

* As organizações Imunes e Isentas (associações, por exemplo) não obrigadas a EFD-Contribuições que era obrigada a DIPJ não entregará nenhuma declaração?

Não entregarão a ECF e nem a ECD. Podem entregar de forma facultativa, se quiserem.

* Sendo a ECF dispensada para algumas Imunes e Isentas, continua para estas entidades a obrigação da DIPJ?

A DIPJ foi extinta.

* As Subcontas são obrigatórias para a ECD de 2014 para uma empresa que não adotou a lei 12.973?

As subcontas estão previstas na Lei 12.973/2014, para as empresas que optaram pela extinção do RTT. Se a empresa optou pela não extinção do RTT em 2014, só utilizará as subcontas em 2015. Ou seja, se não for em 2014, em 2015 as subcontas serão obrigatórias.

* Para ECD quando o ano societário for diferente do ano calendário, o que se deve informar na ECD? Qual o período a considerar na ECD? Qual adotar para ECD?

Na ECD pode ser adotado o ano societário diferente do ano-calendário, mas, necessariamente, a empresa terá que entregar a ECD de todo o ano-calendário, ainda que, por exemplo, o encerramento do período seja em agosto. Na recuperação dos dados da ECD na ECF, a empresa deverá fazer os ajustes necessários, conforme relatório de pendências do programa.

* Deveremos atualizar o plano de contas utilizando o plano de contas referencial da ECD ou da ECF?

Os planos estão atualizados e iguais na ECD e na ECF, a partir do ano-calendário 2014.

* Quem tem ECF fracionado faz ECF para cada arquivo da ECD?

A ECF é única e anual e consegue recuperar de todas as ECD do período da escrituração, ainda que essas ECD sejam mensais.

* Para Plano Referencial ECF: como vincular os custos de produção?

A declaração dos custos da produção é feita nos registros L200 e L210. No plano referencial, só há a conta consolidada de Custo dos Produtos Vendidos.

Fique atento! As apresentações serão disponibilizadas a partir da próxima segunda-feira, 04 de maio.

4 thoughts on “Confira as respostas para as perguntas não respondidas no 3° Fórum SPED Porto Alegre

  1. Uma empresa do lucro presumido que não fez distribuição de lucros nos anos de 2013 e 2014, deverá entregar a ECD e a ECF? Se for desobrigada, qual declaração deve ser feita sendo que a DIPJ foi extinta?

    1. A DIPJ sendo foi extinta. Sua substituta natural é a ECF, isso independentemente das situações tributárias ou regimes. No caso de uma empresa do presumido, que não tenha feito distribuição de lucros, deverá apresentar apenas a ECD, se optar pela entrega, tendo em vista o regramento SOCIETÁRIO-CONTÁBIL.

  2. Uma associação [ imunes ou isenta ], que não apresenta a EFD Contribuição. Se vier a apresentar ECD traz algum problema pelo fato de estar desobrigada e vir apresentar desnecessariamente. Aquele pensamento, na dúvida! Entrega.

    Por outro lado, se cliente costumado a solicitar a DIPJ para apresentar a bancos, etc, o que fornecer caso agora não tenha mais a DIPJ e também não tenha que ter entregue da ECD ?

    1. José Amaro,

      Esta situação é tão controvertida que há algumas soluções de consulta para pacificar o assunto na própria Receita – e são casos específicos porque tratam de muitas variáveis.
      Com o fim da DIPJ a comprovação do cumprimento da obrigação acessória é o recibo de entrega da ECF ou ECD (fiscal ou comercial, respectivamente).

Comments are closed.