SP: ajuste da prefeitura eleva imposto de imóveis
A prefeitura de São Paulo reajustou em até 173% a tabela de valor dos imóveis usada como referência para o pagamento de impostos em negócios imobiliários. Com a alteração, proprietários terão de pagar mais imposto para transferir um imóvel de nome. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.
De acordo com a publicação, a administração municipal calcula que a alteração na tabela afete cerca de 20% das transações feitas na cidade.
A base que sofreu reajuste é usada quando a prefeitura entende que o valor do imóvel declarado para pagamento do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) está abaixo do valor real. A mesma base é usada no cálculo do imposto pago por quem recebe um imóvel como herança ou doação, mas não para o cálculo do IPTU, segundo a prefeitura.
Segundo levantamento feito pelo jornal, o maior aumento no valor venal foi registrado na rua Nicolo Di Pietro, no Valo Velho, extremo sul da capital paulista. Em fevereiro, o valor era de R$ 89,9 mil e, em março, subiu para R$ 245,8 mil.
Fonte: Terra