MT: Reforma administrativa na Sefaz tem como foco a valorização do cliente
A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso promoveu uma reforma administrativa com o objetivo de reduzir custos e melhorar a qualidade do atendimento prestado ao contribuinte. Nesse sentido foram criadas mais duas secretarias adjuntas, a de Atendimento ao Cliente e a Executiva. Apesar do reforço na base de apoio às atividades do secretário Paulo Brustolin, a reforma permitiu a redução de 66 cargos comissionados.
Além de um secretário adjunto e uma equipe de servidores da Sefaz para atender unicamente os contribuintes, a Secretaria Adjunta de Atendimento ao Cliente terá uma sala do contador e um Contact Center, com atendimento via chat, telefone e e-mail, facilitando a comunicação dos clientes com a Sefaz em todo o Estado. A intenção é que ela seja inaugurada em abril.
Já a Secretaria Adjunta Executiva foi pensada como um apoio direto ao secretário nos atendimentos e na direção geral da unidade orçamentária. Ela também ficará responsável pela Ouvidoria, que com a reforma administrativa ganhou destaque. “A Ouvidoria funcionará como um mecanismo de interface com a sociedade, recebendo críticas e sugestões, e ao longo do tempo a solução dos problemas ganhará agilidade”, enfatizou o secretário.
O Decreto 35/2015, que trata da reestruturação administrativa da Sefaz, foi publicado no Diário Oficial que circulou no último sábado (21). O secretário anunciará nos próximos dias os nomes dos responsáveis pelas secretarias.
Democratização
A Sefaz também optou este ano por ouvir todas as associações representativas do setor produtivo, empresarial, da indústria e também do comércio, para juntos construírem o Planejamento Estratégico 2015/2016. Para isso disponibilizou em seu portal www.sefaz.mt.gov.br um espaço para o envio de críticas e sugestões. Basta acessar a página, clicar no e-Process, em seguida no tipo de processos “Fale com o Secretário”, e finalmente anexar o conteúdo desejado. O acesso estará disponível até 30 de abril de 2015.
Todos os dirigentes dessas entidades foram informados, por carta, sobre a iniciativa. “Vamos atacar os problemas de frente e para isso precisamos identificar os gargalos e colher sugestões sobre formas de aperfeiçoar o nosso trabalho”, disse o secretário.
Todo o material recebido será analisado por uma equipe técnica capacitada, que ficará responsável pela coleta e triagem das informações. Conforme o secretário, as sugestões mais interessantes, assim como as críticas mais frequentes, serão tratadas como prioridade no Planejamento Estratégico, no que se refere às ações a serem desenvolvidas pela Sefaz nos próximos meses.
Fonte: SEFAZ MT