Novo prazo garante mais tempo para adequação à EFD-Contribuições
O adiamento do prazo de entrega da EFD-Contribuições é uma conquista importante para o setor produtivo. A avaliação é de Marcelo Odetto Esquiante, presidente do Sescap (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e Assessoramento) de Londrina, no Paraná.
“As empresas ainda estão se adaptando aos novos sistemas e precisam de mais tempo para aderir ao EFD”, avalia.
Entretanto, mesmo com o adiamento, as empresas têm de correr para fazer as mudanças necessárias para não deixar para a última hora, alerta.
O cronograma referente à obrigação acessória já mudou duas vezes. O prazo inicialmente estabelecido, janeiro deste ano, passou para julho e, agora, ficou previsto para janeiro do próximo de 2013, conforme a Instrução Normativa nº 1.280.
Na avaliação de Esquiante, a adequação à EFD-Contribuições é um processo lento e trabalhoso.
A situação se torna mais complicada para as empresas porque, com o novo prazo, e se não houver novas mudanças, a implantação do EFD Contribuições e do EFD Social, mais conhecido como SPED Folha, deverão acontecer ao mesmo tempo.
O ideal, defende Esquiante, é que o cumprimento desta obrigação tivesse um cronograma progressivo de inclusão, por faixa de faturamento.
“A realidade digital é um mundo novo para a maioria das empresas, principalmente para as de pequeno e médio porte. Um cronograma progressivo daria tempo para que elas se acostumassem aos novos procedimentos e exigências”, argumenta.
O problema, entretanto, não é só de prazo, mas a demora das empresas em se adaptar ao EFD Contribuições, que se deve, também, à despreocupação com o processo.
O presidente do Sescap Londrina explica que muitos empresários não compreendem que todas as informações que a contabilidade necessita para cumprir as novas exigências precisam ser geradas e organizadas dentro da própria empresa.
Para que isto aconteça, afirma ele, as equipes precisam passar por treinamento e os procedimentos têm de ser parametrizados.
“’O escritório de contabilidade pode ajudar com assessoria, mas a responsabilidade de recolher e organizar as informações é da empresa” ressalta.
Fonte: TI INSIDE – Gestão Fiscal
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