PR: “A contabilidade é a bússola dos empresários de sucesso”
Presidente do CRCPR enfatizou a campanha “2013, Ano da Contabilidade” no plenário curitibano.
*Assessoria de Imprensa CRCPR
“Contabilidade hoje, senhoras e senhores, é a ‘bússola’ dos empresários de sucesso, que entendem que somente a ciência contábil é capaz de lhes dar a luz, rumo ao caminho certo para seus empreendimentos” – destacou a presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Lucélia Lecheta, em discurso na Câmara Municipal de Curitiba na manhã desta terça, 23. Lucélia usou da palavra na tribuna do parlamento por 15 minutos, tempo em que procurou enfatizar a campanha “2013, Ano da Contabilidade no Brasil”, o Dia do Contabilista – comemorado em 25 de abril, e os 67 anos de criação do CRCPR e da instituição do Sistema CFC/CRCs.
Sobre a campanha lançada em âmbito nacional pelo Conselho Federal de Contabilidade com vistas à valorização do profissional da contabilidade, o reconhecimento de seu papel no desenvolvimento nacional por parte da sociedade e, ainda, a correção de distorções na imagem da classe contábil, Lucélia afirmou: “Este ano de 2013 está sendo considerado o ‘Ano da Contabilidade no Brasil’. (…) Inúmeras ações estarão acontecendo ao longo de 2013, buscando mostrar ainda mais à sociedade a importância do contabilista e a contribuição que ele dá ao país”.
Desde a instituição do Sistema CFC/CRCs, em 27 de maio de 1946, lembrou a presidente, o perfil do profissional da contabilidade se alterou. Sua importância hoje vai muito além do mero registro do passado.
“A classe contábil brasileira vem registrando um ganho de qualidade que merece destaque (…). Nossos profissionais, impelidos pela globalização, aquecimento da economia como um todo, aumento da demanda por bons serviços contábeis, pelo entendimento, tão almejado de nossa parte, para que o empresário olhe a contabilidade como instrumento de gestão essencial ao sucesso (…), vem também numa ascendência profissional, social e de reconhecimento público”, disse.
O dia 25 de abril, frisou Lucélia, é um momento oportuno para que o próprio contabilista reveja conceitos, no sentido de investir em atualização de conhecimentos e especialização, bem como estudar meios de dar visibilidade a suas qualidades profissionais por meio de ferramentas do marketing.
A presidente defendeu ainda a necessidade de os parlamentares trabalharem em prol da simplificação do sistema tributário brasileiro e do processo de legalização das empresas. Para ela, o atual regramento tributário no Brasil coíbe, inibe, dificulta e desmotiva o empreendedor. Por sua vez, o profissional contábil também é prejudicado, já que é ele quem precisa, nas palavras de Lucélia, tentar decifrar os mandos e desmandos da legislação. “Ao invés de estarem norteando os caminhos das empresas rumo ao sucesso, os contabilistas são obrigados a (…) desvendar os mistérios de milhares de normas, leis, decretos, instruções normativas e toda sorte de legislações despejadas diariamente nas costas de quem quer produzir nesse país: o empresário e, por consequência, o seu contabilista” – argumentou.
O convite para a participação da presidente em sessão ordinária da casa legislativa partiu do vereador Hélio Wirbiski. Além dela, participaram também da sessão o presidente da Fenacon (Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas), Valdir Pietrobon, o presidente do Sescap-PR (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Paraná), Mauro Kalinke, e o tesoureiro da Fecopar (Federação dos Contabilistas do Paraná), Ademir Galvão, que representou o presidente Divanzir Chiminácio. Após o discurso, eles receberam os cumprimentos e esclareceram dúvidas.
Acompanharam a presidente à Câmara, os diretores do CRCPR Gerson Borges de Macedo (Superintendente), Hugo Catossi (Operacional), o vice-presidente de Relações Sociais, Armando Lira, o conselheiro Narciso Doro (que preside o Sicontiba) e as conselheiras Márcia Cristina de Almeida, Ormélia Teresa da Silva e Nilva Amália Pasetto (coordenadora da Comissão Paranaense da Mulher Contabilista).
Fonte: FENACON