RJ: Regularização fiscal sem multas
A oportunidade, porém, limita-se a omissões ou erros relativos ao exercício de 2012
Até 30 de junho, empresas do Rio de Janeiro que não declararam contribuições acessórias – como ICMS, Declan-IPM e Sintegra – podem regularizar sua situação fiscal, sem multas. Com o envio das declarações pendentes nesse prazo, mesmo quem já foi autuado e multado pode reverter a punição.
A oportunidade, porém, limita-se a omissões ou erros relativos ao exercício de 2012. E é necessário que as declarações enviadas estejam em concordância com a escrita fiscal. “Essa exigência é uma prova dos nove para as empresas testarem a eficiência dos seus controles e processos e se aprimorarem. Com a implantação do Sped, não há mais lugar para inconsistências nas declarações”, afirma *Geuma Nascimento, uma das principais especialistas na gestão do Sped (Sistema Público de Escrituração Digital) no país.
No site da Secretaria da Fazenda (Sefaz), as empresas têm a possibilidade de consultar suas pendências.
*Geuma Nascimento, autora do livro Sped Sem Armadilhas (Trevisan Editora), Mestra em contabilidade, professora universitária e sócia da TG&C – Trevisan Gestão & Consultoria e da Efycaz Trevisan.
Fonte:www.jornalcontabil.com.br/v2/Contabilidade-News/2830.html
2 thoughts on “RJ: Regularização fiscal sem multas”
Comments are closed.
Este benefício também se estende ao SPED Fiscal?
Bom dia Jociclê,
Se a empresa estiver regular com os recolhimentos, sim. Porém, se o recolhimento estava correto é porque houve apuração correta, logo, através do SPED fiscal. Para melhor informação é necessário examinar em detalhes o cenário de cada empresa, sugiro agendar uma visita.
Atenciosamente,