“Direto de Brasília”: Afif quer acabar com papel

Ministro da Micro e Pequena Empresa prometeu promover em dois anos a digitalização completa de todas as juntas comerciais…

afifO ministro da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, conseguiu ontem da presidente Dilma Rousseff mais um reforço para a sua estrutura – o Departamento Nacional de Registro do Comércio (DNRC), que é responsável pelo funcionamento das juntas comerciais. “Precisamos acabar com o papel”, diagnosticou o ministro, prometendo promover em dois anos a digitalização completa de todas as juntas comerciais. A ideia é colocar toda a papelada das empresas nas “nuvens” para se ser acessível a qualquer órgão. O ministro disse ontem ao DCI não saber se mantém ou não na direção do DNRC o atual diretor João Elias Cardoso.

Empreendedorismo nas universidades

As universidades brasileiras querem inserir em seus currículos o ensino de empreendedorismo. Inclusive há interesse de colocar nas salas cursos famosos desenvolvidos pelo Sebrae e parceiros, a exemplo do Empretec, que comemora 20 anos com a formação de 180 mil empreendedores.O assunto foi debatido ontem durante o evento “Educação Empreendedora” promovido pelo Sebrae.

TSE determina que PSDB substitua parte de programa com Aécio Neves

A ministra Laurita Vaz, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou a suspensão de trecho de programa do PSDB no rádio e na TV em que o senador Aécio Neves, recém-eleito presidente do partido, cita sua atuação como governador de Minas Gerais e diz que quer conversar com a população sobre alternativas para “cuidar melhor do Brasil”. Para a ministra, houve promoção pessoal. Por isso, fixou ao PSDB a possibilidade de alterar o trecho no programa a ser exibido nos dias 28 de maio e 1º de junho. A propaganda já foi veiculada nos dias 21 e 25 de maio. A decisão foi tomada na sexta e divulgada ontem,  após representação apresentada pelo PT, para o qual foi vericado “flagrante propaganda eleitoral antecipada, mediante a divulgação de imagem pessoal do pré-candidato à presidência da República pelo PSDB, senador Aécio Neves, claramente com o intuito de alavancar sua popularidade eleitoral”.

Governo regulamenta parcelamento de dívidas de estados e municípios

A Secretaria da Receita Federal e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) informaram que foram publicadas no “Diário Oficial da União” de ontem as portarias conjuntas 2 e 3, que regulamentam os parcelamentos das dívidas dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, e suas autarquias e fundações, referentes aos débitos provenientes de contribuições previdenciárias e do Pasep.

A Lei 12.810, que foi regulamentada, é produto da conversão da Medida Provisória 589, de novembro de 2012, que já instituía parcelamento de débitos relativos à contribuições previdenciárias, informou o governo.

Senadores vão examinar custos das obras da Copa

Os senadores da Subcomissão de Acompanhamento das Obras da Copa vão visitar os estádios que vão sediar a Copa das Confederações, evento que vai de 15 a 30 de junho. As visitas aos demais estádios construídos para a Copa do Mundo serão feitas também no segundo semestre. O presidente da Subcomissão, senador Sérgio Souza, do PMDB do Paraná, esteve na última sexta-feira em Salvador, onde visitou a Arena Fonte Nova, estádio baiano para a Copa das Confederações e a Copa do Mundo. Três dias depois da visita, uma parte da cobertura do estádio sofreu rompimento por conta das fortes chuvas que caíram sobre a capital do estado desde o final de semana. Na visita oficial de sexta-feira, Sérgio Souza observou que operários ainda trabalhavam para finalizar a cobertura da Arena Fonte Nova.

Fonte:www.dci.com.br/politica/direto-de-brasilia-afif-quer-acabar-com-papel-id348457.html