Impostos podem representar mais da metade do preço do presente do dia dos namorados, diz pesquisa
Pesquisa do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário – IBPT indica que produtos importados e eletrônicos têm as maiores cargas tributárias entre os itens mais consumidos nesta data
Para presentear a pessoa amada no próximo dia 12 de junho, o consumidor brasileiro poderá desembolsar mais da metade do valor dos produtos somente para pagar os tributos federais, estaduais e municipais. Estudo concluído pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário – IBPT indica que, em alguns dos itens preferidos das namoradas, como é o caso do perfume e da maquiagem importados, a carga tributária chega a 78,43% e 69,04%, respectivamente. Mesmo ao optar pelas versões nacionais dos produtos, o percentual ainda é alto: 51,04% do valor da maquiagem e 69,13% do preço do perfume serão revertidos aos cofres públicos.
Os eletrônicos, opções para agradar os namorados na data, também carregam uma elevada carga tributária: no aparelho de mp3, é de 49.45%; no tablet, 39.12%; e no telefone celular, chega a 39.80% do valor do produto.
De acordo com o presidente do IBPT, João Eloi Olenike, há excessiva tributação no consumo, em detrimento da renda do brasileiro “Além disso todas as pessoas pagam o mesmo valor sobre bens e serviços, independente de sua situação econômica, sendo um sistema extremamente injusto. ”, pondera Olenike. “Certamente, se a carga tributária nos presentes não fosse tão alta, o brasileiro teria maiores condições de presentear adequadamente, consumindo mais e melhor nesta que é uma das principais datas para o comércio brasileiro”.
Para Olenike, o brasileiro passará a ter maior consciência do que paga em tributos nos produtos, visualizando esta informação em cupons e notas fiscais, conforme prevê a Lei nº 12.741/12, que passa a vigorar a partir de segunda-feira, dia 10 de junho.
Fonte: http://www.dci.com.br