Tributação no Brasil inviabiliza atividade produtiva, critica tributarista

1106634823567478d8b66“O nosso grande desafio é viabilizar a atividade produtiva em face da carga tributária excessiva sobre as empresas”, declarou a advogada e professora de Direito Tributário da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Betina Grupenmacher (foto).

Ao dissertar sobre os “Desafios da Governança Tributária no Brasil”, no II Congresso Brasileiro de Governança Tributária, Grupenmacher afirmou que compatibilizar os interesses do Governo com os das empresas é sempre muito difícil, embora natural. “O governo precisa ter estratégias de cobrança dos tributos dentro do que a Lei e a Constituição permitem, ao passo que nós temos que exercer as estratégias para reduzir a carga tributária, sempre observando a Lei e a moralidade no âmbito da legislação privada”, declarou.

A tributarista também afirmou que os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário não têm a compreensão de que o interesse do poder público é o interesse da sociedade. “A visão do Governo é arrecadar mais e mais, muitas vezes independentemente do que está contemplado na ordem jurídica. E nós, no ambiente empresarial, ainda temos outros desafios, como enfrentar a carga das folhas de pagamento, credores e outros custos”, concluiu.   O II Congresso Brasileiro de Governança Tributária aconteceu em Curitba, nos dias 21 e 22 de novembro.

Fonte: IBPT