Automação turbina a NFC-e

A nota fiscal, tão conhecida do consumidor na hora das compras, está mais moderna e comlogo nfce_img novos atributos. O documento passou por um upgrade e, agora, apresenta os impostos que incidem sobre cada operação, em cumprimento à Lei da Transparência, em fase de implantação em todo o País. E vai além: não necessita mais ser impressa. Pode ser recebida por e-mail ou enviada ao smartphone ou tablet. É a chamada Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e). O contribuinte terá a segurança de contar com o documento fiscal a qualquer momento que precisar.

Mas as novidades não terminam por aí. Começaram a ser emitidas as primeiras NFC-e conjugadas do País, com informações detalhadas sobre o valor de produtos, serviços e o quanto disso é referente ao Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e ao Imposto sobre Serviços (ISS). Tudo em um só documento. Para ter acesso a todas essas informações, é preciso apenas informar o número do CPF no momento da compra.

O Amazonas é o primeiro estado a apresentar o novo formato, e a expectativa é que, logo, outras unidades da Federação adotem o modelo completo. Tudo começa com a leitura do código de barras da mercadoria. A tecnologia, que segue o padrão GS1, permite identificar o produto e fazer o preenchimento automático da NFC-e, com os dados comerciais e fiscais de cada item.

Além disso, o número do código de barras contido no documento fiscal permite rastrear todo o processo da mercadoria dentro da cadeia, desde a sua fabricação até chegar ao consumidor. Do ponto de vista da automação, segurança e rastreabilidade das entregas de produtos, os processos logísticos ficarão mais ágeis. O Brasil é pioneiro nessa medida e seu modelo de gestão deverá servir de exemplo a outros países.

Fonte: Jornal do Comércio

Via: Portal Contábeis

5 thoughts on “Automação turbina a NFC-e

    1. Amigo, é impressão (não é trocadilho rs) minha, ou este e-book é voltado mais para o pessoal da T.I? li alguns pontos (pois ele é um pouco extenso e com vocabulários pertinentes à área) e pude notar esta particularidade. efetuarei a leitura com mais calma, pois estou fazendo um TCC referente a NFC-e, gostaria de informações operacionais (como e qual procedimento para cancelar a NFc-e, se utilizamos uma CC-e para NFC-e, etc) e sobre Obrigações acessórias da NFC-e (como preencher a EFD da NFC-e). você tem disponível?! gostaria de saber também (mais claramente) como ficará o icms st com o advento da NFC-e, se possível, entre em contato comigo? ramonvictor@msn.com! agradeço pela atençao e a Deus por ter conhecido este site que pôde me ajudar (e muito) com algumas informações que eu tinha dúvida.

      1. Boa tarde Ramon,

        Ficamos felizes que estamos ajudando a você e outras milhares de pessoas que têm muitas dúvidas. Infelizmente nosso tempo para esclarecimentos é mínimo porque estamos focados em atender situações nos clientes que nos contratam para prestação de consultoria. Como retribuição divulgue este blog, por favor.

        Abraço.

      2. Ramon, ficamos felizes que estamos ajudando a você e ouras milhares de pessoas que tem muitas dúvidas. Infelizmente nosso tempo para esclarecimentos é mínimo porque estamos focados em atender situações nos clientes que nos contratam para prestação de consultoria. Como retribuição divulgue este blog, por favor. Abraço.

Comments are closed.