Foco do governo agora é fazer o ajuste fiscal, diz ministro

Para o ministro, a recente queda no investimento foi “cíclica”

O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, afirmou hoje que o país está em um momento em que medidas adicionais de estímulo não teriam efeito sobre a atividade e que, neste sentido, o foco do governo agora é fazer o ajuste fiscal e baixar a inflação. “O primeiro passo para restabelecer o crescimento é a consolidação fiscal e controle da inflação”, afirmou, durante seminário promovido pela FGV, em São Paulo.

Barbosa reiterou que a estratégia oficial também envolve medidas de elevação do investimento e da produtividade e lembrou que na próxima semana o governo lança um novo pacote de concessões de infraestrutura. O anúncio está marcado para o dia 9 de junho.

O ministro do Planejamento contou que o governo dividiu suas ações em três eixos: aumento de capital físico por trabalhador, elevação do capital humano e aumento de produtividade via reformas institucionais, com amelhora do a mbiente de negócios e diminuição da complexidade da carga tributária. “Essas três áreas de atuação podem elevar produtividade no Brasil nos próximos anos”, disse.

Ainda falando sobre investimentos, Barbosa afirmou que a taxa de investimento como proporção do PIB vai cair abaixo de 20% este ano, mas que a expectativa é que volte a ficar acima disso a partir de 2017. “Com a recuperação da confiança e maior previsibilidade da política econômica, as pessoas voltam a investir”.

Para o ministro, a recente queda no investimento foi “cíclica”. A taxa chegou a 20,5% entre 2009 e 2010 e recuou depois. “Há redução cíclica do crescimento da economia, sobretudo a partir de 2012, quando os termos de troca começaram a cair. Também houve choque climático e do câmbio”, disse.

Fonte: Valor Econômico

Via: IBPT