MG: MPE desarticula esquema de fraude envolvendo empresas de Uberlândia

Uma operação conjunta do Ministério Público Estadual (MPE), Secretaria de Estado de Fazenda e Polícia Militar (PM) desarticulou um esquema de aluguel de máquinas de cartão de crédito e débito utilizadas para ocultar faturamento de empresas e lavagem de dinheiro em Uberlândia. A operação denominada “Não Tem Preço” foi deflagrada na manhã desta sexta-feira (27).

Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão, dois de condução coercitiva e cinco de prisão preventiva. Um suspeito continua foragido. As investigações do Ministério Público deram conta de que a fraude consistia em alugar máquinas de cartão de crédito ou débito em nome de terceiros para que as vendas não saíssem em nome da empresa que comercializava as mercadorias e serviços, possibilitando, assim, a sonegação de impostos com a ocultação de faturamento e lavagem de dinheiro de origens diversas.

Além disso, as provas demonstram esquema de lavagem de dinheiro envolvendo empresas de factoring (fomento comercial), serviços de engenharia, representação comercial, comércio de madeiras e uma “holding” de instituições não financeiras.

A operação contou com a participação de quatro promotorias de Justiça de Uberlândia, 11 auditores fiscais da Receita Estadual e 50 policiais militares. Uma coletiva de imprensa será realizada às 14h, desta sexta-feira (27), na sede do Ministério Público de Uberlândia para mais detalhes sobre a operação.

Fonte: G1 – TV Integração